Como o Pilates ajuda a reduzir dores nas costas?

Reclamar de dor nas costas é muito comum. Seja por conta do sedentarismo, dos vícios posturais — passar muito tempo sentado em uma posição inadequada — ou até mesmo do próprio envelhecimento, essa é sempre uma sensação bastante incômoda. Mas não precisa ser assim: um excelente aliado contra as dores nas costas é o Pilates. 

 

A prática gira em torno da contrologia, que consiste basicamente em adquirir um controle mental para, então, conseguir controlar o próprio corpo com mais autonomia. A partir disso, é possível realizar exercícios de fortalecimento muscular, equilíbrio, respiração e também alongamentos. É com essa combinação que as dores nas costas tornam-se menos intensas.

Monique Jacques, fisioterapeuta e instrutora de Pilates na FIT Academia, afirma que a prática não só ameniza a dor nas costas como também pode atuar em prol de sua prevenção. “No Pilates, a musculatura estabilizadora da coluna é continuamente trabalhada. Esse grupo muscular é essencial para um fortalecimento da coluna. Além disso, com o método, o praticante aprende a conhecer e dominar o seu corpo. Isso é o suficiente para criarmos estratégias que possam atuar na prevenção da dor na coluna”, explica Monique.

Somente a prática do Pilates, entretanto, não irá solucionar todos os problemas relacionados às costas. Deve-se sempre tomar cuidado com a postura, não ficar muito tempo na mesma posição e realizar exercícios físicos de maneira correta, recorrendo a ajuda de personals.

Além disso, é bom ter em mente que, antes de iniciar qualquer programa, deve ocorrer uma avaliação minuciosa para que a prescrição dos exercícios atenda às necessidades particulares de cada um. Desse modo, o pilates pode ser praticado pelos mais diferentes grupos de pessoas. 

As aulas de pilates na FIT Academia são ministradas pelas professoras Monique Jacques e Maite Munari com horários a serem marcados. Faça uma aula experimental!

 

 

Post by fitacademia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.