Ginástica laboral: bem-estar que promove eficiência no ambiente corporativo

A gente não se dá conta, mas pare para pensar:  quantas horas do dia você passa na mesma posição durante o expediente de  trabalho? Há quem fique mais de oito horas sentado em frente ao computador.   

E é para essas pessoas, especialmente, que a  ginástica laboral é uma boa prática: reúne exercícios físicos que podem ser  realizados no ambiente de trabalho. O intuito é evitar esforços e atividades  repetitivas, além de auxiliar na saúde dos funcionários de um modo geral. Ela  segue uma lógica de repouso ativo. Isto é, dar uma pausa no trabalho para se  exercitar. Essas atividades são preventivas e, por isso, devem ser sempre  acompanhados de um profissional da educação física. 

“Em geral, fazemos alongamento, práticas que  exercitem mobilidade articular e também dá para pensar em algumas coisas lúdicas  até para quebrar o gelo no ambiente de trabalho e promover a integração das  pessoas”, Makton Valenti,  professor da FIT Academia. 

Especificamente falando sobre as lesões, há de  se destacar as L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos) e os D.O.R.T.  (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), responsáveis pelo grande  número de afastamentos de funcionários, que têm consequências físicas e também  psicossociais, como o estresse e pressões no trabalho.  Laira Seus, vice-presidente de Educação  Corporativa da ABRH-RS (Associação Brasileira de Recursos Humanos), entende que  a atividade é importante para o rendimento dos funcionários. “Aqueles que aderem  à ginástica laboral costumam gostar muito. Essa pausa de alguns minutinhos para  realizar a prática faz a diferença”, comenta ao explicar que a ginástica labora  promove mais rendimento e eficiência da equipe. 

A FIT Academia oferece entre seus serviços  especiais o “Fit in Company”, em que analisa as necessidades da empresa e de  seus colaboradores e propõe atividades como Yoga, Treinamento Funcional e a  Ginástica Laboral. Qualquer empresa pode participar. Entre em  contato!

 

 

Post by fitacademia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.